Projetos

PROJETO DE PEDAGOGIA

O projeto tem como ponto de partida a necessidade de proporcionar às crianças e adolescentes acolhidos alternativas para a promoção social, buscando gerar autonomia de vida no processo de “formação de cidadãos”, por meio da educação, cultura e desenvolvimento social.

Com base na avaliação do desempenho escolar das crianças acolhidas institucionalmente na Fundação, observou-se que em sua maioria, apresenta grande dificuldade educacional. Tal dificuldade se dá em virtude da situação de violência, negligência, falta de nutrientes alimentares e pouco estímulo lúdico ocasionando o não acesso à vida escolar e/ou estimulação principalmente na fase mais importante para o desenvolvimento infantil (0 a 6 anos).

O Projeto de Pedagogia busca suprir a carência de incentivo e promover o desenvolvimento da criança nas áreas: educacional, cultural e social.

PROJETO DE PSICOLOGIA

A intervenção da psicologia na Fundação busca possibilitar uma melhor adaptação e convivência da criança e do adolescente acolhido com o seu novo contexto de vida.

A violência sofrida gera um dano psíquico que precisa ser trabalhado por meio do suporte de profissionais qualificados.

O profissional de psicologia identifica, encaminha e acompanha as necessidades psíquicas de cada criança possibilitando alcançar novos caminhos e ressignificar sua história.

PROJETO DE SERVIÇO SOCIAL

O Serviço Social é responsável por proporcionar e viabilizar um atendimento qualificado às crianças e adolescentes acolhidos na Fundação Francisco Bertoncello. Buscando garantir, promover e assegurar os direitos fundamentais como à convivência familiar, educação, saúde, fortalecimento dos vínculos familiares, o não desmembramento dos grupos de irmãos, autonomia, profissionalização e participação na vida comunitária.

No acompanhamento sociofamiliar, junto com a Psicologia atende, orienta e encaminha aos serviços sociais existentes.

PROJETO DE VOLUNTARIADO

O Bazar Institucional é uma forma de angariar fundos para manter a fundação de portas abertas. Você pode doar itens de cozinha, móveis, roupas, calçados, cama, mesa, banho, brinquedos, eletroeletrônicos, bicicletas entre outros produtos.

​​O trabalho voluntário tem se tornado um importante fator de crescimento das organizações não governamentais, componentes do Terceiro Setor. O voluntariado tem as pessoas no centro do desenvolvimento.

Na Fundação há diversas formas de atuação para um trabalho voluntário, presenciais ou a distância, através de ações individuais ou coletivas, participação de campanhas institucionais, divulgação do nosso trabalho entre outras formas. ​

Venha fazer parte!

PROJETO DE EDUCAÇÃO MUSICAL BRADESCO

O Projeto de Educação Musical Bradesco é um instrumento fundamental no atendimento institucional das crianças e adolescentes da Fundação que sofreram alguma forma de violência e tiveram seus direitos violados, pois visa associar cultura a conceitos pedagógicos, dando forma a metodologias de educação para cidadania e desenvolvimento integral.

Participar do Projeto de Educação Musical Bradesco proporciona a inclusão social de crianças e adolescentes de entidades de acolhimento institucional, impactando na formação de uma nova geração de sujeitos criativos, capazes e dispostos a realizar transformações em suas vidas e na sociedade em que estão inseridos além de difundir a importância da cultura e da arte.

Veja como você pode colaborar

Você pode colaborar com a Fundação Francisco Bertoncello sendo um voluntário, participando dos eventos beneficentes, fazendo doações e divulgando o nosso trabalho

Veja como você pode doar

Você pode doar diretamente para a conta da Fundação Francisco Bertoncello, também pode fazer doação de roupas, utensílios e produtos que possam ser utilizados no nosso Bazar.

Doações